Escrevendo com Jack Bauer

Posted By on ago 6, 2011 | 0 comments


Estava eu dia desses na porta de um shopping esperando alguém. De repente, um táxi parou, a poucos metros. Ficou ali, parado. Ninguém desembarcava, mas também não estacionava. Na outra porta de saída do shopping, um homem sozinho, de sobretudo preto, começou a observar o mesmo táxi, discretamente. Vi que o motorista não estava sozinho, mas não conseguia identificar o passageiro de onde eu estava.

Pensei em me aproximar do homem de sobretudo, puxar uma conversa. Talvez ele soubesse mais alguma coisa. Mas foi aí que notei uma troca de olhares entre o homem de sobretudo e o segurança do shopping. Preparei mentalmente meu plano de ação caso um tiroteio começasse e pensei que aquele prometia ser “o dia mais longo da minha vida…”.

Agora os fatos. O passageiro estava pagando o taxista, o homem de sobretudo tinha saído pra fumar, e eu ando vendo a série ” 24 Horas” demais!

Pra quem não sabe, cada temporada da série traz uma história que se desenrola, se enrola de novo, pra depois se desenrolar novamente, ao longo de 24 horas, ou 24 episódios de uma hora. O herói é Jack Bauer, um agente federal que trabalha na Unidade Anti-Terrorismo, em Los Angeles, a CTU. A cada temporada, alguém resolve explodir o planeta, matar o presidente, exterminar os seres humanos, e por aí vai.

Não temos aqui os grandes diálogos super elaborados, as pausas dramáticas de “House” ou as construções psicológicas profundas de “Dexter”. Jack Bauer não tem tempo pra pensar. Ele age. E rápido.

Para quem escreve, a série é obrigatória! Senti os efeitos logo na primeira semana. Escrevendo cenas para uma trama romântica eu percebi que estava inserindo ganchos e reviravoltas automaticamente, o que contribuiu para dar velocidade e ritmo a minha história. Mesmo sem terroristas. Por enquanto…

Essas sequências de ganchos em  “24 Horas”  não são uma descoberta da série. Sabemos que vem tudo do cinema de ação. Mas adaptar essa fórmula pra TV é complicado. Geralmente são duas grandes sequências principais, umas duas tensões secundárias e um super gancho no final. Tudo isso precisa caber em 45 minutos e ser repetido 24 vezes, que é, obviamente, o número de episódios.

Assista a série até como treinamento. Salvar o planeta em 24 horas pode ser possível. Mas hoje em dia, para prender a atenção de alguém em uma história por mais de 30 segundos? Tem que ser muito Jack Bauer!

A Verdadeira Mentira que os Homens Contam
O Poder das Palavras

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *